Carnaval de Nazaré  Paulista

A cidadezinha do interior de São Paulo que era conhecida somente por suas belezas naturais e suas festividades anuais voltadas a religião, passou há poucos anos a nutrir um gosto e valor muito grande a uma data que até então não tinha tanta importância para o público local, ou pelo menos não ganhava a atenção que merecia. Começava ai o crescimento e popularização do Carnaval de Nazaré Paulista

Ao prestigiarem carnavais de rua pelo estado à fora, um grupo de nazareanos tiveram a ideia de experimentarem algo parecido, com a mesma alegria em sua cidade, surgindo assim em 2009 o Bloco Impina Carroça, que surgiu do nada e foi uma tremenda surpresa para os foliões daquele ano.

Mesmo com poucos recursos, o grupo seguiu com essa ideia que deu muito certo, pois o carnaval de marchinhas que contavam a rotina sertaneja de uma cidade interiorana, ora exemplificando esteriótipos comportamentais, ora falando de personagens nazareanos, tudo de uma forma simples, irreverente e bem humorada caiu no gosto da população, atraindo cada vez mais adeptos e turistas, convencendo assim os até então incrédulos em tal suucesso a depositarem sua confiança em tal organização, passando também a investirem na ideia.

Daí em diante o sucesso e popularidade do carnaval de Nazaré Paulista só aumentou, sendo considerado na atualidade como o melhor carnaval de rua da região, referência regional e destino de cada vez mais foliões e simpatizantes.

Esse é o Carnaval De Nazaré Paulista: simplicidade e cultura local somada a criatividade, irreverência e bom humor que constróem o melhor carnaval da região!

 

Até 2008, o Carnaval de Nazaré Paulista possuía um formato voltado mais para desfiles, contando somente com blocos como o Bate-lata, Escola de Samba Mandaqui (atual Escola de Samba Unidos de Última Hora), Unidos da Favela e outras organizações pouco numerosas. O grupo de jovens de onde surgiu a banda Os Nazarentos, tinham o hábito de viajar para o município de São Luis do Paraitinga, terra dona de uma das folias de rua mais conhecidas do estado de SP durante o carnaval.

O grupo de jovens que contava com pessoas que, na época, formavam uma banda de rock, compôs uma marchinha para o bloco e arriscaram a saída para as ruas cantando sobre um caminhão cedido por um amigo, ato que foi muito bem recebido pelos foliões naquele ano.

Após o sucesso e a aprovação dos foliões, o grupo se empenhou na criação de novas marchinhas e blocos e resolveram fundar uma espécie de “semi-banda”, uma junção que ainda não era organizada de fato, junção esta que saiu às ruas no ano de 2010. Já em 2011, vendo a necessidade de se criar um padrão de qualidade, profissionalismo e comprometimento, a banda foi oficialmente fundada, sendo intitulada “Os Nazarentos”.

Com o passar do tempo, a Banda Os Nazarentos passou a simbolizar o carnaval da cidade segundo os próprios foliões de Nazaré Paulista e de outras localidades, pois a notícia que havia um novo carnaval que além de desfiles possuía blocos com marchinhas para um carnaval de rua na região levou muitos turistas a conferir e aprovar a folia de Nazaré Paulista.

Em 2014, o Carnaval de Nazaré Paulista bateu um recorde com a maior estimativa de público em carnavais em um só dia. Durante o Bloco dos Moiado a estimativa de pessoas atrás da atração girou em torno de 6000 pessoas, mais de um terço da população.

Para conhecer mais sobre a banda, curta a página oficial da Banda Os Nazarentos no Facebook e fique por dentro de todas as suas novidades

 

Por Edgar Santos e colaboração de Renê Camargo

Fotos de Anos anteriores
press to zoom
press to zoom
Os Nazaremos
Os Nazaremos
press to zoom
Bonecos Gigantes
Bonecos Gigantes
press to zoom
press to zoom
press to zoom
press to zoom