Nazaré   Paulista 

 As Cidades pequenas do interior podem parecer todas iguais, mas uma ou outra acaba se destacando por algo maravilhoso que possui. Esse é exatamente o caso de Nazaré Paulista.

A cidade de Nazaré Paulista é repleta de opções para quem quer contato com a água e a natureza. Nascentes, represas e cachoeiras formam um verdadeiro parque de diversões para a prática de esportes náuticos, passeios de barco, mergulho e pesca esportiva. O principal atrativo para os turistas é a Represa Atibainha, onde existem diversas marinas e por onde passeiam centenas de visitantes e moradores nos dias de sol e calor.

 

Na hora da fome, o visitante de Nazaré Paulista pode recorrer a vários restaurantes com os mais variados pratos. Durante a Festa do Divino que acontece sempre no último final de semana de junho, é servido para todos os participantes o prato tradicional da cidade, o Afogadão, cozido de carne de boi com batatas, servido com farinha de milho, arroz e feijão e que faz muito sucesso com a população, turistas e romeiros. A Festa do Divino é celebrada há mais de 300 anos pelos moradores de Nazaré e região. Tradição vinda de Portugal, as comemorações do Divino Espírito Santo têm sua abertura oficial quando as sacas de paçocas são transportadas pelas ruas da cidade em carros de boi, seguidas da comitiva de festeiros. Durante os nove dias da novena, são realizadas missas e procissões, sempre às 05h30 da manhã e 19h30 da noite, com cantos de violeiros e apresentação de uma corte imperial. Após as celebrações é distribuído aos romeiros café com paçoca de amendoim e no último dia da festa mais de 10.000 pratos do Afogadão.

 

Da tradição dos portugueses, também surgiu o título que a cidade de Nazaré Paulista carrega até os dias de hoje: o de Cidade Presépio. A vista da cidade com um morro e várias casas ao redor é muito parecida com os presépios napolitanos, comum também a algumas regiões de Portugal. 

 

Para conhecer mais sobre a história da cidade, os turistas devem visitar pontos históricos, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, fundada em 1676 e que deu origem ao nome da cidade. Em estilo barroco, com peças talhadas em madeira e imagens vindas de Portugal, a igreja é um convite para uma viagem no tempo.

Igreja matriz 
Interior da matriz 

 A Igreja Matriz Nossa Senhora de Nazaré

– construída em 1676, de estilo arcaico e barroco,

com trabalhos de entalhamento em madeira e imagens antigas originárias de Portugal

Festa típica 
Praça - Centro da Cidade

 Praça Álvaro Guião – hoje, totalmente remodelada, e reestruturada com a construção de um palco, e também mirante, e banheiros para atender ao público, é o centro de realização de eventos, apresentações culturais e de exposição do artesanato local.

Ponte de Nazaré
Vista da cidade 

©2017 por ROSA SALA  

Faça sua reserva:

11 4533-3948
         11 97415-8286
rosasala@uol.com.br
reserva@recantoparaisodenazare.com.br
  • w-facebook
  • Instagram

Siga-nos