top of page

Carnaval de Nazaré  Paulista

A cidadezinha do interior de São Paulo que era conhecida somente por suas belezas naturais e suas festividades anuais voltadas a religião, passou há poucos anos a nutrir um gosto e valor muito grande a uma data que até então não tinha tanta importância para o público local, ou pelo menos não ganhava a atenção que merecia. Começava ai o crescimento e popularização do Carnaval de Nazaré Paulista

Ao prestigiarem carnavais de rua pelo estado à fora, um grupo de nazareanos tiveram a ideia de experimentarem algo parecido, com a mesma alegria em sua cidade, surgindo assim em 2009 o Bloco Impina Carroça, que surgiu do nada e foi uma tremenda surpresa para os foliões daquele ano.

Mesmo com poucos recursos, o grupo seguiu com essa ideia que deu muito certo, pois o carnaval de marchinhas que contavam a rotina sertaneja de uma cidade interiorana, ora exemplificando esteriótipos comportamentais, ora falando de personagens nazareanos, tudo de uma forma simples, irreverente e bem humorada caiu no gosto da população, atraindo cada vez mais adeptos e turistas, convencendo assim os até então incrédulos em tal suucesso a depositarem sua confiança em tal organização, passando também a investirem na ideia.

Daí em diante o sucesso e popularidade do carnaval de Nazaré Paulista só aumentou, sendo considerado na atualidade como o melhor carnaval de rua da região, referência regional e destino de cada vez mais foliões e simpatizantes.

Esse é o Carnaval De Nazaré Paulista: simplicidade e cultura local somada a criatividade, irreverência e bom humor que constróem o melhor carnaval da região!

 

Até 2008, o Carnaval de Nazaré Paulista possuía um formato voltado mais para desfiles, contando somente com blocos como o Bate-lata, Escola de Samba Mandaqui (atual Escola de Samba Unidos de Última Hora), Unidos da Favela e outras organizações pouco numerosas. O grupo de jovens de onde surgiu a banda Os Nazarentos, tinham o hábito de viajar para o município de São Luis do Paraitinga, terra dona de uma das folias de rua mais conhecidas do estado de SP durante o carnaval.

O grupo de jovens que contava com pessoas que, na época, formavam uma banda de rock, compôs uma marchinha para o bloco e arriscaram a saída para as ruas cantando sobre um caminhão cedido por um amigo, ato que foi muito bem recebido pelos foliões naquele ano.

Após o sucesso e a aprovação dos foliões, o grupo se empenhou na criação de novas marchinhas e blocos e resolveram fundar uma espécie de “semi-banda”, uma junção que ainda não era organizada de fato, junção esta que saiu às ruas no ano de 2010. Já em 2011, vendo a necessidade de se criar um padrão de qualidade, profissionalismo e comprometimento, a banda foi oficialmente fundada, sendo intitulada “Os Nazarentos”.

Com o passar do tempo, a Banda Os Nazarentos passou a simbolizar o carnaval da cidade segundo os próprios foliões de Nazaré Paulista e de outras localidades, pois a notícia que havia um novo carnaval que além de desfiles possuía blocos com marchinhas para um carnaval de rua na região levou muitos turistas a conferir e aprovar a folia de Nazaré Paulista.

Em 2014, o Carnaval de Nazaré Paulista bateu um recorde com a maior estimativa de público em carnavais em um só dia. Durante o Bloco dos Moiado a estimativa de pessoas atrás da atração girou em torno de 6000 pessoas, mais de um terço da população.

Para conhecer mais sobre a banda, curta a página oficial da Banda Os Nazarentos no Facebook e fique por dentro de todas as suas novidades

 

Por Edgar Santos e colaboração de Renê Camargo

Fotos de Anos anteriores
bottom of page